quarta-feira, fevereiro 18, 2009

- Cadê o Menino Jesus do meu Santo Antônio?

“No Brasil, muitas moças afoitas por encontrar um marido costumam retirar o bebê dos braços das estátuas de Santo Antônio, prometendo devolvê-lo depois de alcançarem o seu pedido. Por esse motivo, alguns párocos mandavam fazer a estátua com o Menino Jesus preso ao corpo do santo, evitando assim o seu seqüestro.”

– Wikipédia.


Há mais de 10 anos sou devoto de Santo Antônio, o glorioso santo português. Fato este que, quando descoberto por amigos, automaticamente traz a reboque uma pergunta:
“você quer casar, é?”. Antes que você também pergunte, já vou respondendo: não é por desespero de subir ao altar que sou devoto deste grande intercessor dos céus. Até porque, há 10 anos atrás eu tinha 20 anos e a última coisa que eu pensava àquela época era casamento. Quem sabe daqui a uns 5 anos, se eu ainda não estiver casado, minha devoção não ganha um novo viés?

O fato é que nunca se ouviu dizer de alguém que tenha recorrido a este poderoso santo e tenha sido esquecido. Abandonando a riqueza e dedicando-se à caridade, sua breve vida na terra foi marcada por inúmeros milagres. Entre eles, a visão que um conde que hospedava Santo Antônio teve: curioso para ver o famoso frei orando, o nobre, espreitando através de uma fresta que existia na porta do seu quarto, assistiu maravilhado ao cômodo inteiro resplandecer e Nossa Senhora, cheia de júbilo, entregar nas mãos do santo o Menino Jesus.

É por isso que, em quase todas as representações de Santo Antônio, ele está carregando no colo uma criança. Sendo assim, acho inconcebível que alguém, hereticamente, separe os dois para arrumar um namorado, um noivo ou algo do tipo. Principalmente se isso for feito em alguma de minhas imagens deste grande protetor dos pobres.

Pois chego eu em casa esta semana e, ao entrar no meu quarto, notei algo de muito estranho: o meu mais valioso Santo Antônio – valioso por ser antigo e mais valioso ainda por ter pertencido à minha avó – de costas, virado para a parede. Na mesma hora lembrei que esta era uma das inúmeras simpatias que as pessoas costumam fazer para desencalhar. Resumindo, ou algum espírito de porco resolveu fazer piadinha comigo ou aquilo era obra de uma das 4 mulheres de minha casa – todas solteiras.

Segurei no aveludado hábito azul da imagem e virei o santo para a sua posição original. Quando ele estava de frente pra mim, o susto aumentou: o Menino Jesus havia sumido das mãos de Santo Antônio. “Alguém está desesperado, fez duas simpatias ao mesmo tempo para garantir o fim da solteirisse”. – pensei.

Fiquei angustiado. Onde estaria a bela imagem da criança? Será que caiu no chão? Será que quem escondeu lembra onde colocou? A vontade que eu tinha era de acordar todo mundo para perguntar sobre o paradeiro do Menino Jesus. Mas eram 3 da manhã de um dia de semana. E o pior é que eu não iria conseguir dormir fácil, estava perturbado com a história. Revirei meu quarto do avesso e nada.

De repente, ouvi um barulho no banheiro do corredor. Corri para a porta e fiquei esperando a ocupante do lugar sair. Era minha irmã.

- Lica, por acaso você pegou o Menino Jesus de meu Santo Antônio? – perguntei.

Pela cara que ela fez de “não entendi nada”, automaticamente a isentei de qualquer culpa. Procurei explicar:

- Cheguei no quarto e encontrei o santo virado para a parede e sem o Menino Jesus nos braços. Alguém aplicou no santo, de uma só vez, duas simpatias de casamento.

Ela disse que não era a responsável pelo sumiço e que também achava difícil que tivesse sido Simone, nossa outra irmã.

- Ontem eu vi a gata andando por esta prateleira. Será que ela esbarrou nele? – disse Livinha enquanto analisava a cena do crime.

- Sua gata é esperta, Lica. Mas não o bastante para fazer simpatias. Agora falando sério, será que ela engoliu o Menino Jesus? – cogitei o pior.

- Não, não, deve estar por aqui em algum lugar. – respondeu Livinha, tentando evitar que eu dissecasse a barriga de seu animalzinho.

3:30 da manhã e a gente arrastando cama, criado-mudo, armário; remexendo livros e mais livros na prateleira. Nada da pequenina imagem. Antes que todos os vizinhos do prédio nos linchassem, resolvemos dormir e continuar a busca no dia seguinte. Deitei e, antes de pegar no sono, fiz uma prece, pedi para que meu santo advogasse em causa própria:

- Poderoso e fiel Antônio, guardião de todas as horas, meu prodigioso intercessor junto a Deus, rogo-te: vós que sempre encontrais o perdido, clareais o oculto e que me fazeis orar no presente do indicativo, ajudais no reaparecimento da imagem do amado Menino Jesus. Que ainda esta manhã Ele apareça e volte definitivamente para vossas mãos. Amém.

Acordei e, antes mesmo de tomar banho e escovar os dentes, corri até a cozinha em busca de notícias do bem-aventurado filho de Maria. Ao perguntar se alguém tinha encontrado a imagem em algum lugar, todos riram: Rosa, a jovem e tímida empregada da casa, no dia anterior foi limpar meu quarto e encontrou o Menino Jesus entre o colchão e a lateral da cama. Pensando ela que se tratava de uma simpatia minha, arrumou a cama e, cuidadosamente, recolocou a pequena imagem embaixo do colchão. Afinal, macumba e simpatia há de se respeitar.

Como ninguém assumiu a autoria do seqüestro do primogênito de Deus, nos restou aceitar a teoria da gata andando pela prateleira, girando a imagem ao passar por ela e derrubando o Menino Jesus entre o colchão e a cama.

Acaso? Um sinal dos céus? Prenúncio divino de um desencalhe? Não sei. De qualquer modo, fica a minha particular leitura do ocorrido: hoje em dia, o que não faltam por aí são gatas doidas pra casar. De quatro patas ou duas pernas.

26 comentários:

Kakaya disse...

NOssaaaaaaa!Muito louca essa história!rs!

Pedro Valente disse...

tai a explicacao pra vc ter chegado meio dia no trabalho no meio da semana... Danilo que n leia esse seu blog... vai romper a sociedade ;)... e vc ta doido pra casar q eu to ligado... foi vc sim...

Anónimo disse...

hahahaha...conte essa história direito Peu...rsrs
Eu tb concordo que nao se deve tirar o menino Jesus, mas colocar de cabeça pra baixo nao é tao mal assim ne? rs

Outra: é sério que vossa sra. rezais com tanto estilo prolixo? rssrs
bjao

Evandro Varella disse...

Pedro,
Pode fazer sua simpatia que casar é bom pra caramba! Ter filhos então é melhor ainda. Taí o Dudu que não me deixa mentir...
Ahhh e tem o tal bloco do harém, será que não será lá que vai encontrar sua escolhida? A vida nos reserva cada surpresa....
Aproveite bem seu carnaval e quando der vá ver a história do seu conterrâneo lá em casa.
Abraços

Anónimo disse...

Quero ser a madrinha desse casamento que se aproxima!!!!

Bjoooo

Lai

P.S: Bom Carnaval!!!!

Anónimo disse...

Algum problema em colocar o coitado de cabeça p baixo afogado no copo de água???
Acho que não afinal ele me casou!!!rsrs
Adorei a historia e mais ainda o seu jeitinho delicado de anunciar em rede sua louca vontade de subir no altar....
Pode esconder q vai dar certo e vc n vai se arrepender!!! Será que vc vai encontrar no carnaval???
Bjs
Flávia Noya

Luciana disse...

É Peu, agora que vc anunciou, vai ter que arranjar a noiva logo. Uma dica: só apresente o blog depois que vc tiver certeza que ela quer casar logo!

Se recupere logo desse carnaval e escreva mais!

Beijos!

Paula disse...

Pedro, a última coisa que eu poderia imaginar seria a sua devoção a um santo, ainda mais Santo Antônio que é muito mais conhecido pelas mulheres... Mas eu fico com o acaso, um sinal divino para você, afinal, você não andava frequentando um harém?

p.s.Sua irmã tem o mesmo apelido que o meu pai me deu, Lica... E só ele me chama assim...

Dedinhos Nervosos disse...

Nem li tudo ainda pq to num albergue aqui em Recife e tô sem tempo. Mas tô pra escrever há 1 século sobre Santo Antônio. Só quero ver se a história é parecida!
Bjos e espero que tenha curtido mto o carnaval!

Pedro Valente disse...

esse blog ta precisando dar uma sacudida... uma historia eletrizantemente engraçada ajudaria mto... CAMPANHA NEW POST NOW!!

Anónimo disse...

E ainda recebi ligação de madrugada sendo acusada de ter pego o menino Jesus... Não tô nesse desespero nãooooo... hahahahaha
Bjos!!

Anónimo disse...

Adorei o blog Pedro e acredito fielmente que este seja um aviso (risos).

Anónimo disse...

Peeeeeeeu, verão acabou!! Vamos voltar a escrever, faz o favor?!!!
Beijos,

Lai

Dedinhos Nervosos disse...

haahhahahaha
Agora sim, consegui ler tudo. Eu acho a maior sacanagem esse sequestro. Se eu fosse o Santo e sofresse essa coação, a pessoa ia ver só o marido (esposa) que ia arrumar. Vou tomar vergonha e acabar o texto que já comecei sobre este assunto.
Beijos!

Camisola, Chocolate e Edredon disse...

Pedro...

Roubei o menino Jesus do Sto Antônio da minha mãe.
E muito organizada, ele sumiu...
Será que estou sofrendo retaliações em função desse " sequestro"????
To pensando em colocá-lo de cabeça pra baixo num copo d'agua, como fez sua amiga aí a cima e casou...hehehehe

Beijinhos, Lui.

Ah..esse é o endereço do meu blog.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Minha avó sempre diz: Filha o Santo manda... mas ele não escolhe... Mesmo assim insisti em pedir ajuda ao Santo, coloquei-o de cabeça para baixo em um copo com agua. Um belo dia resolvi dar uma olhada no santo e a agua tinha sumido... restou apenas um pouquinho no fundo do copo, mal cobria a cabeça dele. Intrigada com a cena pensei...das duas uma... ou eu bebo e o santo é quem fica com ressaca, ou ele quis me dizer que, nem afogando ele conseguirei um namorado kkk

Anónimo disse...

Escrever o nome dele E.C.F. embaixo do pé esquerdo e bata no chão por três vezes dizendo: Debaixo do meu pé esquerdo, te prendo E.C.F. , te amarro E.C.F. e te mantenho E.C.F. pelo poder das treze almas benditas. Que assim seja. Quye você venha me procurar, dizendo que me ama e quer ficar para sempre comigo. Enquanto você não vier, não irá comer, nem dormir e nem terá vontade de outra mulher ao seu lado a não ser eu. Assim seja e assim será. (publicar no mesmo dia 4 vezes, e se sonhar, não revele o sonho a ninguém)

Anónimo disse...

Escrever o nome dele E.C.F. embaixo do pé esquerdo e bata no chão por três vezes dizendo: Debaixo do meu pé esquerdo, te prendo E.C.F. , te amarro E.C.F. e te mantenho E.C.F. pelo poder das treze almas benditas. Que assim seja. Quye você venha me procurar, dizendo que me ama e quer ficar para sempre comigo. Enquanto você não vier, não irá comer, nem dormir e nem terá vontade de outra mulher ao seu lado a não ser eu. Assim seja e assim será. (publicar no mesmo dia 4 vezes, e se sonhar, não revele o sonho a ninguém)

Anónimo disse...

Escrever o nome dele E.C.F. embaixo do pé esquerdo e bata no chão por três vezes dizendo: Debaixo do meu pé esquerdo, te prendo E.C.F. , te amarro E.C.F. e te mantenho E.C.F. pelo poder das treze almas benditas. Que assim seja. Quye você venha me procurar, dizendo que me ama e quer ficar para sempre comigo. Enquanto você não vier, não irá comer, nem dormir e nem terá vontade de outra mulher ao seu lado a não ser eu. Assim seja e assim será. (publicar no mesmo dia 4 vezes, e se sonhar, não revele o sonho a ninguém)

Anónimo disse...

For that reason, it is in most cases possible to bypass the issue of bad credit scores, and produce approval more likely. 24 hr financial problems can arise anytime without any prior warning nor notice and to resolve such issues in life many a major times you people require instant cash. The reason why is because they can deal with providing leads to other finance options that can help. Hence, you have no need to provide any kind of security against the loan amount. [url=http://fastonlinepayday.co.uk/]pay day loan [/url] payday uk , 'z5P

Anónimo disse...

http://prixviagrageneriquefrance.net/ viagra
http://commanderviagragenerique.net/ viagra generique
http://viagracomprargenericoespana.net/ viagra generico
http://acquistareviagragenericoitalia.net/ acquisto viagra

Unknown disse...

ola
o meu santinho tb é antigo....
um presente da minha mãe
Minha família é de Antonios (avô e pai)... eu dei uma casinha ao meu santinho e consegui comprar um apto conto muito com ele...preparei ele para nossa mudança e qdo tirei da caixa o menino jesus estava sem rosto ...procurei e encontrei ... colei com super cola (gesso) será que ofendi meu santinho???
espero que não...
d

Anja disse...

Escreva o nome dele(J.S.A.Fdebaixo do seu pé esquerdo, repita 3 vezes " Eu te prendo e te amarro(J.S.A.F.), com o poder das 13 almas benditas de São Cipriano, você vai ficar apaixonado por mim e há de me procurar o mais rápido possível".
Publicar este anúncio 4 vezes é infalível, não se pode voltar atrás.



Anja disse...

Escreva o nome dele(J.S.A.Fdebaixo do seu pé esquerdo, repita 3 vezes " Eu te prendo e te amarro(J.S.A.F.), com o poder das 13 almas benditas de São Cipriano, você vai ficar apaixonado por mim e há de me procurar o mais rápido possível".
Publicar este anúncio 4 vezes é infalível, não se pode voltar atrás.

Daniela Valente disse...

Oi, Pedro. Achou o menino Jesus ou o milagre?